Berizal

 A cidade de Berizal foi fundada por negros escravos foragidos e libertos da escravidão. Eles construiram as primeiras casas de enchimento, cobertas de palhas, sem nenhum conforto.

No meio da povoação os escravos construiram uma igreja de adobe para o santo padroeiro São Sebastião. As terras no local da povoação foram doadas ao santo padroeiro por Clementina, uma negra que herdara terras do pai, mas a doação não foi documentada e até hoje esta situação não foi regularizada, por isso em Berizal quase ninguém tem escritura de imoveis.

A povoação chamava-se "Curral de Varas", mais tarde o nome foi mudado para "Berizal". O nome Berizal foi criado pelo padre Jaime Ferreira, pároco da cidade de pedra Azul que naquela época atendia a comunidade religiosa de Berizal. "Beri" vem de brejos e "zal" de arrozal. A origem está no brejos que naquele tempo existia próximo a povoação e que produzia muito arroz.

A renda era baseda na mandioca produzida nas chapadas e o arroz nos brejos. Outras fontes de renda eram a produção de feijão, frutas, verduras e criação de animais.

Berizal está localizada no médio jequitinhonha, faz parte da microregião do alto rio pardo e é banhada pelo rio pardo. Politicamente Berizal pertencia a Salinas, mas em 1953 Taiobeiras emancipou-se de Salinas e Berizal ficou pertencendo a Taiobeiras em troca do povoado de Matrona. Em 16 de junho de 1968, pela Lei n.º 223, Beizal foi elevado a categoria de distrito. Em 21 de dezembro de 1995 Berizal emancipou-se de Taiobeiras.

O município de Berizal limita-se com os municípios de Aguas Vermelhas, Taiobeiras, São João do Paraiso e Curral de Dentro. Atualmente sua economia esta baseada na agricultura familiar, fruticultura e no plantio de eucalipto.

A igreja construida pelos escravos foi demolida por um gesto criminoso de pessoas insensatas, e quase todas as casas antigas também já foram demolidas para darem lugar a cômodos para o comércio.